quinta-feira, 9 de julho de 2009

Croatá recebe Cursos de História e Geografia

Aconteceu em Croatá na noite de segunda-feira 6 a aula inaugural dos cursos de graduação em História e Geografia para 200 alunos, com o deputado Professor Teodoro. Ele atendeu a convite do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú (IVA) que realiza os Cursos em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tendo o apoio da Prefeitura Municipal. Na programação, apresentações culturais com a banda de música municipal; e o grupo Doce Melodia, com violões e flautas.
Na mesa dos trabalhos, dentre outras autoridades, estiveram a prefeita Aurineide Pontes; a secretária da Educação, professora Mirian Oliveira; a vereadora Ana Tereza; o pró-reitor de Extensão da UVA, professor Leunam Gomes; o diretor-geral do IVA, professor Antônio Gouveia Júnior; o secretário do Esporte e Juventude de Sobral, Osmar Vasconcelos; e o vice-prefeito de Reriutaba, Vicente Pinto. A professora Assunção Ribeiro, coordenadora dos cursos, foi responsável pela condução do evento que reuniu 200 alunos dos cursos de Geografia e História, atendendo, além de Croatá, aos municípios de Ipueiras e Guaraciaba do Norte.

A difusão do conhecimento e o processo de inclusão através da educação. Falando sobre esses temas, o deputado Professor Teodoro fez um relato de sua experiência como educador, o modelo de gestão nos 16 anos à frente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), formação de mais de 60 mil professores no Ceará e os desafios enfrentados para a interiorização do ensino superior. Falou de seu trabalho na Assembleia Legislativa em defesa da educação; defendeu mais investimentos para o setor; e disse que vem defendendo que os prefeitos dediquem maior atenção para a educação com verbas superiores aos 25% que são exigidos por lei federal, podendo chegar a 30% e a até 40% ou mais.

O deputado Professor Teodoro autografou e também fez a distribuição para estudantes e professores do livro “O Profeta da Paz”, publicado dentro das comemorações do centenário de dom Hélder Câmara. Para a Biblioteca de Croatá deixou uma coleção da História Contemporânea de Sobral, com nove tomos, com reflexões, dentre outros temas, sobre política, educação, cidadania, religiosidade, cultura e economia.

Durante a aula inaugural, ele chamou a atenção para a importância do conhecimento, numa época em que a revolução tecnológica exige uma constante qualificação. “O conhecimento constitui-se elemento chave. Os recursos humanos qualificados de cada nação representam o potencial do seu progresso social, cultural e econômico”, disse o deputado Professor Teodoro, enfatizando que o surgimento cada vez mais acelerado da sociedade do conhecimento tem mudado radicalmente o cenário do século XXI, no qual o saber é o principal recurso para os indivíduos e para a economia em geral.

Para o deputado Professor Teodoro a educação faz a diferença, possibilitando também a melhoria de vida das pessoas com a inserção no mercado de trabalho. Ele elogiou a gestão do Município que vem apoiando os cursos de graduação em Geografia e História. Disse que é uma forma de melhorar a qualidade da educação. “A educação é a base de tudo na vida, um instrumento de libertação que promove a igualdade entre as pessoas, além de ser o caminho mais viável, se não o único, para a inclusão social”, enfatizou o parlamentar.

A prefeita Aurineide Pontes falou da alegria de participar da abertura de mais dois cursos de graduação, ressaltando que os cursos da UVA chegaram a Croatá quando ela estava à frente da Secretaria da Educação. Destacou a dimensão e seriedade do trabalho realizado na UVA na gestão do então reitor José Teodoro Soares, hoje deputado estadual, a quem chamou de “eterno reitor”.

Ela anunciou metas para o ensino no Município; destacou o apoio aos universitários; e disse que todos os servidores inscritos nos cursos de História e Geografia estarão liberados para o horário de estudo, “porque isto vai fortalecer a gestão”.
Varjota e Reriutaba
Antes de Croatá, o deputado Professor Teodoro participou de eventos em mais dois municípios. Em Varjota fez a aula inaugural para duas turmas de alunos dos cursos de Biologia e História, resultado de parceria da UVA e IVA, com apoio da Prefeitura do Município e da Paróquia Nossa Senhora Sant’Ana. Na solenidade, dentre outras autoridades, a vice-prefeita Raimundinha Pires; o secretário da Educação, Sebastião Silvino; o pároco padre Eufrázio da Silva Filho; a professora Herik Zednik Rodrigues, que representou a direção do IVA; e a coordenadora dos Cursos, professora Leda Ximenes.

Em Reriutaba, no campus Marechal Rondon, o deputado professor Teodoro ministrou aula inaugural para turma de licenciatura específica em Língua Portuguesa, curso também oferecido através da parceria IVA/UVA. Esteve acompanhado do vice-prefeito do Município, Vicente Pinto Mesquita, de professores e assessores.

Fonte: Expresso do Norte